quinta-feira, 22 de março de 2012

Festa de Saint Patrick"s Day







segunda-feira, 19 de março de 2012

Festa de Saint Patrick"s Day

Kico Ferreira com seu filho














sexta-feira, 16 de março de 2012

Sábado dia 17 de março venha comemorar o Saint Patrick´s Day aqui! Vista-se de verde ;)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Começam as comemorações do Saint Patrick’s Day no Brasil


Para quem não sabe, no dia 17 de março é comemorado o Saint Patrick’s Day, mas infelizmente não é feriado por aqui, só na Irlanda mesmo. Este feriado é dedicado ao Santo que levou o Cristianismo ao país no século IV d.C. Aquele blá blá de sempre e tudo mais. Mas explicarei um pouco porque não é qualquer santo, ele tem uma relação com cerveja, então merece.
A primeira celebração desse feriado foi nos Estados Unidos em 1762, quando soldados irlandeses que serviam o exército inglês marcharam pelas ruas de Nova Iorque. O desfile os ajudou a conectarem-se com suas raízes, sua cultura e sua música.

Um gole pro Santo
Vindo da Irlanda, terra da Guinness, esse feriado não poderia deixar de ser o mais comemorado e aclamado no calendário desses malandros. Nego sai de cara pintada, andando pelas ruas tomando várias Guinness ou irish coffee, fora os bonecos clássicos passeando junto, música rolando e teatros de rua. Deveras interessante, pena que é tão longe.
E não  é só na Irlanda que se comemora,Onde tem cerveja, tem gente comemorando, mesmo que essa comemoração seja de outro país. A Inglaterra e o Canadá comemoram a data de forma ativa, fora que a Saint Patrick está em Chicago.
A cor dessa comemoração é a verde, o rio da cidade é tingido de verde, tem noção?


Peregrinação em comemoração ao St Patrick’s Day

Participantes comemorando o Dia de Saint Patrick em parada em Copenhague

Uma tradicional cantiga irlandesa conta que São Patrício nasceu exatamente na passagem do dia 8 para o dia 9 de março. A questão dividiu a Irlanda, gerando uma guerra entre aqueles que celebravam o aniversário do santo no primeiro dia ou no segundo. A música continua com um padre chamado Mulcahy, que mostra a solução: somar o 8 e o 9 e comemorar a data no dia 17 de março.

Essa pequena fábula é uma breve amostra da capacidade do povo irlandês de contar histórias. A Irlanda é um dos países com a literatura mais expressiva do mundo, o que é surpreendente para uma nação pobre para os padrões europeus e distante dos demais países do continente tanto do ponto de vista geográfico --por ser uma ilha-- quanto cultural --por não ter sido tão influenciada pelo avanço romano.
"A Irlanda é um país que sempre teve muito forte a influência da tradição celta de contar histórias oralmente", conta John Milton, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. "Além disso, na Idade Média, a Irlanda se tornou um grande depósito de conhecimento devido aos mosteiros medievais construídos no país".

"O motivo da riqueza literária irlandesa é uma pergunta que se faz frequentemente", disse a professora da USP Munira Hamud Mutran, especializada em teatro e ficção irlandesa. "Mas é algo que não tem uma resposta simples. Sabemos que há no país uma produção imensa de grandes gênios, porém o seu aparecimento é tão misterioso quando a de escritores do calibre de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos no Brasil."

Os temas da literatura irlandesa variam muito com o tempo. Na Idade Média, ela se concentrava nas belezas naturais do país, depois passou a retratar a crise econômica, violência e nacionalismo --particularmente no período de fome no meio do século 19. No início do século 20, a produção de romances diminuiu bastante, com os escritores se concentrando em contos sobre o dia a dia e sobre personagens das grandes cidades.

A partir da década de 1940, há um crescimento da produção teatral, encabeçada pelo dramaturgo Samuel Beckett. "Já a literatura irlandesa dos últimos anos se distanciou um pouco desses temas, se concentrando mais no cotidiano entre homens e mulheres, por exemplo", disse Munira.

Entre os assuntos recorrentes na literatura da nação está o exílio, tanto geográfico quanto o exílio interno: a solidão. "Atualmente, a Irlanda é um país que recebe muitos imigrantes de países do Leste Europeu. Mas por todo o século 19 era constante irlandeses irem para a Inglaterra ou Austrália sem jamais retornar ao país natal", afirmou a professora.


Conheça abaixo alguns dos principais escritores da Irlanda e suas maiores obras.

Quarta feira dia de Hugo Palazini